VOCÊ SABE QUAL A IMPORTÃNCIA DAS CERTIFICAÇÕES ISO 9001 e PBQP-H?


A ISO 9001 foi criada com o objetivo de facilitar o comércio. E como isso é possível?


Esse objetivo é conseguido porque a implementação de um sistema de gestão da qualidade traz padronização e controle dos processos. Isso garante ao cliente que as empresas certificadas controlam os seus produtos e, no caso da construção civil, as suas obras, sempre focando na qualidade e desempenho da edificação e na satisfação dos seus clientes.


Segundo a engenheira Anna Paula – responsável pelo sistema de gestão da qualidade da Construtora Equilíbrio há 18 anos – quando a empresa efetivamente adota as diretrizes da ISO 9001 e do SIAC / PBQP-H, passa a ter um controle total dos seus processos e obtém rico subsídio para tomadas de decisões muito mais assertivas e que refletem efetivamente na qualidade, produtividade e eficácia de seus recursos, tanto materiais e financeiros, quanto de seu principal ativo, seus colaboradores.


“Na Construtora Equilíbrio, temos um amplo comprometimento com o sistema de gestão da qualidade, em todos os níveis da empresa, isso acontece porque a direção dá devida importância e suporte para o cumprimento de todas as premissas e diretrizes que o SIAC e a ISO 9001 preconizam. Temos orgulho de dizer que não mantemos o sistema por causa do certificado, nossa real preocupação é com a gestão eficaz de cada processo, o que acaba refletindo na qualidade do produto final, bem como no atendimento assertivo e de qualidade para nossos clientes. É através desta gestão que buscamos a excelência!” – destaca Anna.


E o que é o PBQP-H? Como funciona um processo de certificação?


O PBQP-H é um programa do Governo Federal que está vinculado ao atual Ministério do Desenvolvimento Regional.


Para obter a certificação, a empresa precisa implementar um Sistema de Gestão da Qualidade baseado nos Requisitos do SIAC. SIAC é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, e tem como objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil, visando contribuir para a evolução da qualidade no setor.


Em geral para essa implementação a Construtora pode contratar uma Consultoria especializada, ou realizar sozinha. Durante esse processo são desenvolvidos procedimentos, instruções de trabalho, métodos de inspeção e uma série de outros documentos que vão balizar o bom andamento dos controles. São criadas instruções para o recebimento e armazenamento de materiais em obra, bem como instruções para a execução e inspeção dos serviços.


A empresa também faz o controle tecnológico de todo material aplicado na estrutura da obra, seja em concreto, seja alvenaria estrutural. Isso garante a segurança estrutural da obra.


Muitos outros controles também são estabelecidos. Quando algum problema acontece, são abertas não conformidades onde a empresa registra toda a tratativa do problema, seja ele qual for. Isso dá uma grande segurança ao cliente, pois isso significa que todo problema detectado durante a produção ou finalização do produto será adequadamente tratado.


E tem mais….


No mínimo uma vez por ano a empresa precisa realizar uma auditoria interna onde todos os seus processos são auditados. Essa auditoria pode ser feita por um funcionário interno da empresa (desde que não audite seu próprio trabalho) ou por pessoa ou empresa terceirizada. Em geral, as empresas adotam a segunda opção, pois aí tem um olhar de fora da empresa para avaliar a conformidade dos processos e ajudar nas melhorias.

Depois temos a auditoria externa ou de certificação….. é nesse momento que a empresa contrata um Organismo Certificador acreditado pelo INMETRO. Esse Organismo Certificador, envia um auditor independente que avalia o processo da Construtora e recomenda ou não a certificação. A construtora sendo recomendada logo recebe seu certificado.


Mas não para por aí….Sabe o que é melhor?

Não basta a empresa se certificar, ela precisa manter essa certificação, sendo que a manutenção, auditoria interna e externa ocorrerão anualmente.


Agora me fala…

É ou não é bom quando uma Construtora é certificada?


Por Gizele Staidel Staidel Consultoria

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • LinkedIn - Staidel Consultoria
  • Facebook - Staidel Consultoria
  • Instagram - Staidel Consultoria
  • Asset 2Telegram
Inkoust_logos.png

© 2020-21 STAIDEL SOLUÇÕES EM GESTÃO EMPRESARIAL

by INKOUST® MARKETING & TECHNOLOGY